10 táticas para gerar energia no trabalho

  • 14/11/2016
  • Coaching
  • 0 Comments


É muito comum ter fases de baixa energia para o trabalho, falta de vontade de levantar da cama pra fazer acontecer! Quando a gente começa num emprego ou num projeto novo, recebe um aumento ou fecha um contrato, naturalmente ficamos mais motivados. Mas geralmente, na rotina do dia a dia, é difícil manter a disposição lá em cima.


Tem dias que praticamente é preciso se arrastar para sentar na cadeira e produzir alguma coisa. Especialmente quando você é acometido por dúvidas ou alguma dificuldade profissional, parece que o corpo pesa muito mais e tudo parece um terrível desafio.

Pra você mesmo ser responsável por criar a energia que você deseja para um dia produtivo de trabalho, e não depender de estímulos externos para isso – pois na maioria das vezes não podemos prevê-los – eu listei 10 táticas que você deve aplicar desde cedo no seu dia. Trata-se de um ritual para elevar o seu nível de energia, transformar o seu padrão emocional e colocá-lo em estado de ação.

    1 – GRATIDÃO:



    Feche os olhos e relembre todas as coisas no seu trabalho que fazem você se sentir grato. Pelo que você agradece? Não importa o quão difícil esteja o seu trabalho nem o quanto você odeie estar naquele lugar. Lembre-se de tudo que trouxe muito entusiasmo um dia, e que hoje caiu no seu costume e esquecimento. O dia em que você conseguiu esse emprego, o dia da promoção, o elogio do seu chefe, a conclusão de um projeto, a interação com os colegas, o salário no final do mês, o impacto positivo do seu trabalho…


    Imagine que você só vai encontrar no seu trabalho hoje as coisas pelas quais você agradeceu agora. Enumere o máximo de itens possível e leia-os pausadamente, sentindo verdadeira gratidão por cada um deles. Abra os braços para intensificar ainda mais essa experiência.

    2 – RESPIRAÇÃO:



    Faça pelo menos 3 respirações bem completas e profundas. Feche os olhos e expanda o diafragma, cresça a barriga, enchendo os pulmões de ar. Segure por alguns instantes e solte o ar lentamente, voltando a barriga ao normal.


    Visualize mentalmente o ar passeando pelo seu corpo e a sua mente, visitando cada tensão, cada rejeição.

    3 – RELEMBRE SUAS CONQUISTAS:




    Faça uma lista das suas vitórias profissionais e leia todas em voz alta, revivendo cada uma delas. Você não precisa de uma nova conquista hoje para se sentir motivado! Resgate a emoção positiva do dia em que aprendeu uma nova técnica, fez uma bela apresentação, fechou um contrato importante…


    Comemore dentro de você, sorria e orgulhe-se de cada feito seu. Por mais que sejam parte do passado, eles são reais, são verdadeiros! Você tem o mérito para sempre! Orgulhe-se de si mesmo!

    4 – AFIRMAÇÃO POSITIVA:




    Identifique uma frase motivadora, que faça sentido pra você e que o deixe entusiasmado! Por exemplo:


    “Você é maravilhosa e tem tudo a seu favor”.


    Escolha bem algo para dizer a si mesmo, em frente ao espelho, olhando nos seus olhos, em voz alta. Repita duas, três vezes, quantas quiser. Sinta cada palavra entrando em seus ouvidos e invadindo a sua mente. Absorva, acolha esse pensamento! Empodere-se dele! Ele é seu!

    5 – MEXA-SE:




    bearded man perform various exercises and stretches


    Mantenha uma rotina de exercícios físicos, de preferência antes de iniciar o trabalho. As pessoas mais produtivas do planeta exercitam-se logo que acordam. Caso esteja impedido de realizar atividade física ou não tenha tempo pela manhã, faça um alongamento diário.


    Mesmo ainda de pijama, estique o seu corpo e sinta seus músculos, suas articulações, seus ossos. Abra bem as pernas e encoste as mãos no chão. Sinta o seu corpo vivo! Olhe pra você e perceba a vida que existe nos seus braços, nas suas pernas, na sua cabeça, nos seus pés…


    Ative toda a energia do corpo através da conscientização! Alongue os dedos das mãos, gire a cintura, puxe a cabeça para um lado e para o outro. O alongamento destrava tensões e o impulsiona para o movimento. Naturalmente dá vontade de andar, de se exercitar, de entrar em ação.

    6 – MÚSICA:




    Selecione uma música que traz energia pra você! Que canção tem o poder de fazer você querer dançar, vibrar, te trazendo boas memórias e expectativas? Todos nós temos aquela música contagiante que dá vontade de ouvir mil vezes porque faz cada célula do nosso corpo pular! Estabeleça qual é a sua música de poder pessoal!


    Coloque seus fones de ouvido para que a música invada o seu corpo e seja internalizada. Ouça cada verso com prazer, cante junto, aumente o volume! Deixe o som te levar e dominar o seu corpo. Se sentir vontade, dance, pule, sorria! Faça o que o seu corpo pedir!

    7 – POSTURA:




    Você não imagina o poder que a fisiologia tem sobre você e os seus resultados! A maneira como você caminha, como mantém a coluna, como direciona o olhar… tudo isso influencia diretamente na sua energia.


    Observe nesse momento como está o seu corpo. Como estão seus ombros, sua cabeça, seu olhar. Você está franzindo a testa? Está curvado para baixo? Está segurando a cabeça? Todas essas posturas são sinais do seu corpo, dizendo: Sou um fracassado. Não gosto de ser quem sou. Não quero esse trabalho. Não estou com vontade de viver isso. Mesmo que você não esteja exatamente pensando nada disso, são essas as mensagens que o seu cérebro capta e passa a criar emoções correspondentes.


    Da mesma forma, se você puser um sorriso no rosto, os ombros pra trás, a coluna ereta e a cabeça ligeiramente inclinada para cima, irá gerar emoções como paz, alegria, coragem e confiança, mesmo que não esteja originalmente sentindo nada disso. Experimente!

    8 – LISTA DE AÇÕES:



    Antes mesmo de abrir seu computador, escreva três coisas que você vai realizar no dia de hoje. Por mais que tenha uma infinidade de tarefas para fazer, selecione as três mais importantes e comprometa-se a colocá-las em prática.

    Esteja preparado para lidar com distrações durante o dia e eventuais demandas extras que surgirão. Exercite o seu direito de dizer “não”, lembrando que toda vez que disser um “não” para uma atividade que não é sua prioridade, estará dizendo “sim” para o que realmente é importante pra você. Policie-se em relação à tentação de responder e-mails ou mensagens imediatamente. Toda vez que se pegar no flagra, fazendo algo que não está relacionado às suas prioridades, pare e sinalize aquela tarefa para mais tarde.

    “Apagar incêndios” dá uma falsa sensação de orgulho e alívio na hora. Mas no fim do dia traz a sensação de fracasso, de que você não conseguiu fazer nada de útil, pois se concentrou em tarefas corriqueiras e sedutoras. Foque nas três ações, e por mais que tenha deixado milhões de tarefas por fazer, terá a sensação de dever cumprido no fim do dia e vai se parabenizar por ter focado no que é importante, e não no que é urgente.


    9 – ÁGUA:



    Beba água antes de iniciar sua rotina e mantenha uma garrafa de água sempre por perto para hidratar-se ao longo do dia. A água é uma das maiores fontes de energia que o ser humano pode ter.


    Aproveite esse recurso tão simples e fácil de pôr em prática. Comece a beber água com mais frequência e repare nas mudanças que vai sentir na sua disposição, tanto do corpo quanto da mente.


    10 – ORGANIZAÇÃO:



    Uma mesa e um computador bagunçados deixam qualquer pessoa desmotivada. Faça uma geral na sua mesa de trabalho, eliminando tudo que não é mais útil e guardando o que não será usado naquele momento. Mantenha em vista apenas o que será útil! Deixe tudo limpo e organizado, fácil de encontrar. Quanto menos objetos sobre a mesa, melhor. Um ambiente claro e arrumado é convidativo para produzir.

    A bagunça no ambiente externo automaticamente se projeta no seu interior, causando stress, confusão e incômodo. Nada disso colabora para um dia de trabalho focado e agradável. Faça o mesmo com o seu computador. Elimine arquivos inúteis, organize suas pastas de forma que possa encontrar com facilidade o que precisar, e mantenha aberto apenas os arquivos e softwares que utilizará no momento.



Aplicando essas 10 táticas na sua rotina, você vai perceber uma melhora significativa no seu grau de energia e na forma como encara o seu trabalho. Lembre-se de que você é responsável pelas emoções que tem. Não é o seu chefe, não é o seu salário nem a sua função que determina se deverá se sentir frustrado ou encantado. Dependendo do seu foco e da maneira como interpreta tudo à sua volta, poderá ser feliz hoje, com o que tem, do jeito que é, se assim for a sua decisão.

Ponha em prática esse ritual para gerar energia no trabalho e comece a viver uma vida mais leve, mais equilibrada e mais fluida. Vamos lá?

Se você está com dificuldades de lidar com o seu trabalho atual, não vê para onde correr e se sente preso na situação em que se encontra, inscreva-se para uma sessão gratuita de Coaching comigo. Em 1h30 de conversa, juntos vamos transformar a forma como o seu trabalho tem impactado sua vida. Eu abri inscrição para 15 sessões gratuitas até o fim do ano, por isso é possível que eu não consiga atender a todas as solicitações. Mas se você for um dos 15 primeiros, a sua vaga está garantida.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários aqui embaixo!

E para acompanhar meu conteúdo em vídeo, clique aqui:
 

Receba novos vídeos

 

  • Youtube
0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *